sábado, 17 de setembro de 2011

Um Raio de SOL


Acordo.
E o SOL entre pela janela do quarto saudando minha cara deslumbrada. É sábado e tenho coisas pra fazer. Algumas não muito agradáveis, mas a ofuscância do sol dá uma injeção de ânimo em minha preguiça... E lá vou eu...

E voltei... Ando arrumando uns poemas para formar um livro. Tenho uma editora no meu pé, para fechar contrato. Sempre quis ter livros meus publicados, alcançando o mundo. E não entendo agora, diante desta leve possibilidade, um certo marasmo inexplicável toma conta de mim. Lembrei-me, no entanto, de um poema metalinguístico que criei num dado momento em que planejava uma aula de figuras de estilo. Posso afirmar que os alunos curtiram muito. Por isso memso pensei neste "meta-poema" como introdutor de minha primeira obra poética que se intitulará, talvez, "Poesia de Mim"...



Metalinguafem na Poesia


Queria tanto
Ser o EU-LÍRICO
Que em teus VERSOS
Faz o CONTEÚDO
E deixa confuso
O SENTIDO das palavras...

Queria ser
O som das RIMAS
A entoar teu canto
E na MÉTRICA do verso
Ser a ELISÃO, a CRASE!
A unir-te, em RITMO, ao tom...

Queria, no brilho das IMAGENS,
Ampliar a inspiração sensorial
Que, vez por outra, me escapa,
Deixando-me insatisfeita...

Queria, no ardil da METÁFORA,
Captar o sentido de tua alma
Que, em suaves eflúvios multicores,
Explana-se nos matizes da SINESTESIA...

Queria, aqui e ali, inserir
Palavras de amor, e tantas...
Que as RIMAS, perplexas,
Sairiam, aos gritos, desconexas...

Queria, por IRONIA,
Provocar CACÓFATOS,
E, na AMBIGÜIDADE,
Do PLEONASMO louco,
Deixaria, tontas, as palavras,
Que, de tão assustadas,
Dessem gritos APOSTRÓFICOS
E em GRADAÇÃO chegassem
A um CLÍMAX confuso e tosco...

Queria ALITERAR os teus anseios
Na busca de um VERSO PERFEITO,
Para que, embriagado do perfume,
Das notas musicais risonhas,
Adormecesses na PROSOPOPÉIA
Da suave melodia da minha luz...
E acordasses na ASSONÂNCIA
De uma orquestra sem par!

Queria, no PARADOXO,
Do fogo que não arde,
Da dor que não se sente
E da luz que não se vê,
Estar contigo... ainda...
Nas... RETICÊNCIAS...
Mesmo... estando... ausente...

E, no final do poema,
À revelia da forma,
CRUZAR,
EMPARELHAR,
ALTERNAR,
INTERPOLAR
Todas as rimas,
de qualquer FORMA!





Poema nascido da necessidade de ensinar Figuras de Estilo para os meus alunos do Ensino Médio do Centro interescolar Miécimo da Silva - Rio de Janeiro...